O Que é Yoga?


O Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje, em todo o mundo, como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções, para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

As Técnicas do Yoga

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:

  • Ásanas: as posições que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente, as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento de articulações e músculos e com total consciência do corpo. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.
  • Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No início, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração, ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções, auxiliando-nos a lidarmos melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem, diretamente, sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.
  • Yoganidra: através do relaxamento, aprendemos a descontrair, conscientemente, cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade que experimentamos nesses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.
  • Meditação: meditar é observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor, mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação oferece-nos a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.

Yoga - São Paulo

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975