Yoganidra


A técnica de relaxamento do Yoga nos induz a um estado interior onde o corpo físico se encontra completamente descontraído, a mente se ocupa com imagens positivas e não nos envolvemos com emoções conturbadas. Nesse estado procuramos permanecer acordados e a consciência está, plenamente, desperta.

No nível físico, o relax produz a total descontração da musculatura. As emoções e preocupações cotidianas produzem contrações musculares, que podem se tornar crônicas. Através da localização da consciência e da mentalização, você elimina a tensão excessiva de cada parte do corpo. Além disso, o relax, após a prática de Yoga, nos auxilia a assimilarmos a energia e os benefícios produzidos pelos outros exercícios. Isto acontece, porque ao descontrairmos, permitimos uma melhor circulação da energia.

Essa técnica atua, também, no plano emocional. Ao entrarmos em relaxamento, nos distanciamos de problemas e emoções desarmonizadas, espairecendo a mente e conseguindo olhar os fatos de uma maneira mais objetiva. Relaxando, conferimos ordem aos pensamentos.

Na esfera mental, o relaxamento ativa o cérebro, dando maior rapidez e mais clareza ao raciocínio. Os passeios que fazemos pelas paisagens da mente estimulam a criatividade e abrem caminho para explorarmos novas potencialidades. Com os pensamentos tranqüilos, somos capazes de penetrar num profundo estado de paz interior.

Durante o relax, é muito comum experimentarmos sensações incômodas. Algumas vezes parece que existe uma formiga andando sobre a pele. Em outras ocasiões, sentimos uma irresistível coceira no nariz e algumas pessoas relatam que têm vontade de se levantar, pois sentem muita ansiedade no relax. Tudo isso é natural, pois não estamos habituados a ficar "parados", mas essas sensações desaparecerão se você persistir na prática. Nossa sociedade valoriza demais a atividade. O que conta é produzir, fazer e acontecer. Assim, nosso cérebro fica programado para constante atividade e não nos permite nem um minuto de descanso. Quando paramos para descontrair, ele nos bombardeia com coceiras, imagens desconexas, inquietude etc. Porém, onde está escrito que não temos direito a relaxar? Quem decidiu que a descontração é um pecado? Vamos começar a reconhecer o valor do relaxamento e da "passividade", pois é durante esse estado, que surgem as idéias mais brilhantes e as soluções mais criativas. Se a atividade no mundo objetivo é importante, teremos que reconhecer que ela é, na verdade, apenas o fruto da atividade interna, que alcançamos quando relaxamos.

Outra dúvida freqüente é se podemos dormir no relaxamento. É melhor não. Não que haja algum problema em dormir, mas se você adormecer ou deixar o pensamento disperso, estará perdendo todas as mentalizações e reprogramações positivas que fazemos nesse exercício. Para permanecer acordado, basta que você se concentre na voz do instrutor. Participe, ativamente, do relax, criando as imagens e experimentando as sensações que ele indicar.

A melhor maneira de relaxar é quando um instrutor conduz a prática ou com uma gravação. Mas você pode usar as técnicas abaixo, se preferir.

O Yoga Nidra, uma técnica criada por Swami Satyananda Saraswati, da Bihar School of Yoga, é uma das mais requintadas maneiras de alcançar o estado de relaxamento profundo. Veja o cd Yoga Nidra, gravado por Anderson Allegro com essa técnica.

Uma forma de fazer um relax rápido é:

  • Visualizar uma paisagem que você conheça ou não. Crie o máximo de detalhes possível e sinta-se nesse lugar.
  • Imaginar que você está em uma sala preenchida por luz azul. Você inspira essa luz, deixa que ela relaxe seu corpo e a devolve para o ambiente, expirando.
  • Sentir-se flutuando no espaço tal qual uma ave.

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