Sankalpa: Uma poderosa afirmação interior


Sankalpa é uma afirmação interior, uma resolução que você toma. No Yoga, ele é como um propósito usado na prática ou simplesmente na vida. O sankalpa potencializa alguma coisa que você quer, uma característica a desenvolver ou ajuda a modificar algo na personalidade

Existem algumas regras específicas para se criar o Sankalpa:

1. A frase precisa ser positiva como: “me relaciono bem com as pessoas”, ao invés de: “não brigo mais com as pessoas” pois o cérebro não entende a palavra “não” e cria uma imagem contrária ao que se quer.

2. Estar sempre no presente, pois o futuro é incerto.

3. Deve ser curta. Uma frase longa é de difícil memorização e você acabará trocando as palavras ao invés de repetir sempre as mesmas.

4. Deve ser objetiva e clara. Frases nebulosas e incertas confundem a mente e não são eficientes.

5. Fazer com entusiasmo, convicção e fé, como se aquilo já estivesse realizado, convocando o corpo todo a fazer o sankalpa, de forma que todas as células repitam a frase com você. Entusiasmo é uma palavra grega e significa “estar repleto de Deus”. Quando fazemos a mentalização com entusiasmo, ela obtém força suficiente para se realizar.

6. Pode-se fazer a qualquer momento, menos quando se está triste ou deprimido.

7. Faça apenas um Sankalpa por vez. Fazer dois ou mais ao mesmo tempo, dispersa a energia.

8. Faça o Sankalpa até que ele se realize inquestionavelmente.

9. Repita três vezes para que ele se fixe na mente.

Você deve fazer seu Sankalpa ao início e final da Yoga Nidra, antes de dormir e quando acordar. Nesse período, estamos entre o estado de vigília e o sono e em contato com o subconsciente, que aceita o sankalpa como uma verdade e vai trabalhar naquilo.

Por Isabelle Alegro

Vídeo sobre o Sankalpa

{youtube}w8UUVKglp98|620|465|0{/youtube}

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975