As Deusas

 

Cada um dos deuses hindus têm uma esposa, que por sua vez, também é uma deusa. Elas sempre estiveram presentes na mitologia hindu. Porém, o tantrismo, uma das linhas de pensamento hindu, colocou a figura feminina em destaque. Conheça algumas das principais divindades femininas:

Parvati

Parvati significa deusa das montanhas. Ela é a mãe e a matriz (matrika) de toda a criação. Parvati é a shakti (energia, esposa) de Shiva. Através dela o conhecimento chega ao mundo, pois para satisfazê-la, Shiva ensina as técnicas profundas do Yoga. Seus símbolos são o lótus e concha: símbolos do feminino. Sua montaria, o leão, simboliza a força interior que contrasta com a suavidade e feminilidade exterior. O veículo sempre denota a energia intrínseca daquele deus.

 

 

Durga

Durga, a inacessível, é um aspecto de Parvati. Ela nasce da ira de Shiva, segundo algumas lendas, ou da fusão das esposas de todos os deuses, segundo outras tradições. Durga surge quando os deuses não podiam mais deter o demônio Mahishasura. Ao nascer, ela recebe as armas de todos os deuses para combater Mahishasura, mas consegue matar o demônio ao tocá-lo com os dedos do pé. Ela representa aGrande Mãe ou a Mãe do Universo, que está sempre a postos para proteger seus filhos.

Kali

Kali significa a negra e é outro aspecto de Parvati. Representa a deusa irada e destruidora, que também é atributo do feminino e da mãe. Dela tudo nasce e por ela tudo é devorado. Ela subjuga até mesmo Shiva e dançou sobre ele nos campos de cremação.

 

Lakshmi

Lakshmi é a shakti, ou esposa de Vishnu. É a deusa da prosperidade, da sorte e da beleza. Ela nasceu de um lótus que brotou das ondas do mar. Seu corpo reflete a abundância através de seus seios fartos e quadris largos. Lakshmi é reverenciada no Diwali, o festival das luzes, que marca o início do ano comercial para os hindus. As pessoas acendem uma lamparina na janela para que ela visite suas casas e deixe nelas a prosperidade.

Sarasvati

Sarasvati é a shakti de Brahma. É a deusa das artes, nos dá a capacidade de falar e de nos expressar com clareza. Sarasvati traz a sabedoria e o conhecimento para seus devotos. Ela é reverênciada sempre que se inicia um estudo, para que tenhamos a clareza para compreender e assimilar o que está sendo ensinado.

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975