Akshaya Tritiya - O Dia de se Libertar

akshaya copyDeclaração de Liberdade
O que quer que pareça prendê-lo ou limitá-lo, declare-se livre disto a partir de agora.
Não há nada no mundo externo, nenhuma pessoa, nenhuma condição e nenhuma circunstância que possa roubar a liberdade que é sua, em espírito.
Ao invés de desejar que você fosse livre para viver sua vida de uma forma diferente, aceite a verdade de que você é livre neste exato momento.
Livre para mudar sua maneira de pensar. Livre para mudar sua maneira de ver o mundo, livre para ser aquilo que você sempre desejou ser.
Torne esse dia o dia da liberdade, liberdade espiritual.
Declare-se livre da ansiedade e do medo, livre de qualquer crença na sorte ou na limitação.

Swami Satyananda Saraswati

 

O Dia Imperecível

Akshaya Tritiya é o terceiro dia depois de Amavasya (lua nova), a noite escura. Akshaya significa imperecível, indestrutível e Tritiya, terceiro. É um dia muito especial.
Nossos ancestrais descobriram realidades a respeito da vida, do universo e da consciência superior. Eles descobriram que nesse mundo perecível, tempo e espaço perecíveis, existe uma conexão com a dimensão imperecível. Essa conexão se torna mais forte quando as estrelas e planetas estão numa determinada posição. Então, as energias sutis da invisível dimensão causal conectam com a dimensão material e cria-se um link direto entre o indivíduo e o cosmos, no nível energético.
Nesse momento, quando estamos conectados com o poder superior e com nossa natureza superior através da ponte da shakti (energia), é o momento de criar mudanças qualitativas em nossas vidas. Os yogis prescrevem diferentes prática, mantras, atitudes e sankalpas (resoluções) que podemos cultivar, desenvolver e manter nesse dia para que nossas aspirações internas possam florescer.
No Akshaya Tritiya, os aspirantes espirituais devem se engajar em diferentes atividades para que possam sair da concha da individualidade e do egoísmo e conectar-se com a natureza superior no nível transcendental que existe dentro e ao redor de todos nós. As práticas do Akshaya Tritiya incluem o serviços desinteressado (seva), mantra e uma mudança nas percepções da mente.
No akshaya Tritiya, treine a sua mente mantendo uma atitude positiva durante todo o dia sem nem mesmo um único pensamento negativo. Veja se você pode realizar esse desafio. Se você alcançar esse nível de equanimidade e equilíbrio – se não por um dia, pelo menos por uma hora – você terá entrado no espírito do Akashaya Tritiya.

Swami Niranjanananda Saraswati

 

Hoje é o Dia!
A negatividade tornou-se um fenômeno global. Ela permeia todos, está em todos os lugares e está nos privando da nossa paz mental. É uma evolução da mente pela qual temos que passar.
Para lidar com essa negatividade, temos que expandir a positividade. Chamamos de pratipaksha bhavana a qualidade de assumir uma atitude oposta àquilo que você está sentindo. Se você está sentindo uma emoção negativa, descubra qual é a emoção exatamente oposta e procure cultivá-la, aumentá-la em você. Se você se sente muito ganancioso, procure desenvolver santosha, o contentamento. Isso é pratipaksha bhavana e isso é Yoga.
Outra maneira é o mantra vidya, a ciência do mantra. Sri Swamiji Satyananda veio para Rikhia para aperfeiçoar o mantra, para nos mostrar um caminho nesses tempos em que vivemos. Ele disse que nos dias de hoje bhakti (devoção) se tornará essencial, pois sem bhakti, não conseguiremos vencer o medo.
Bhakti não é tocar o sino, ir aos templos ou chorar diante de um guru ou uma divindade. Bhakti é uma onda cerebral, exatamente como a raiva é uma onda que toma conta do cérebro. Qual é a onda cerebral que nos fará sentir paz ao invés de raiva?
Esse é o sankalpa, a resolução que devemos fazer para o Akshaya Tritiya. Você pode querer fazer um sankalpa para uma gratificação pessoal, mas é bhakti que traz milagres e brilho para a vida. É através de bhakti que esse brilho será espargido ao seu redor e que você começará a ver a mágica que há nessa vida, no universo e o seu papel nisso tudo. Quando você pede por bhakti você está pedindo por todo o resto. Então, deseje algo grande.
Hoje, toda a preparação que fizemos para nos esvaziarmos do lixo que acumulamos e carregamos há muito tempo, dará frutos. Hoje, com um coração puro e aquietado, com uma mente confiante e positiva, faça seu sankalpa, sua resolução.

Swami Satyasangananda Saraswati

 

Em 2017, o Akshaya Tritiya será no dia 28 de abril.  Veja o evento no Aruna Yoga.

 

Pratique uma meditação guiada que criamos especialmente para esse dia em nosso canal no Youtube

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975