Kapha


As características do biotipo constituído pela terra e pela água é ser frio, pesado, úmido, opaco e descolorido. As pessoas de kapha tendem a ser pálidas e, normalmente, sentem bastante frio. Costumam ter excesso de peso ou sentir o corpo pesado mesmo se forem magras. Possuem as formas arredondadas e são bastante sensuais. Elas acumulam muita água no corpo, o que produz excesso de muco. É comum terem as juntas enrijecidas. A voz é suave, sedosa e profunda.

Emocionalmente, são pessoas muito afetuosas e sentimentais, gostam de sentir-se estáveis e seguras. Adoram ficar em casa e pagam para não fazer esforço físico, embora tenham bastante energia e resistência para trabalhar duro. São tímidas, conservadoras e apegadas à família. Precisam de tempo para considerar as questões importantes e demoram a se decidir. Quase incapazes de manifestarem a raiva, os Kaphas transformam-na em mágoa ou tristeza.

Fisicamente, costumam ter digestão lenta, excesso de mucosidade nos pulmões e no nariz, resfriam-se facilmente, tendem à obesidade e sentem muito sono.

Carnes, laticínios, doces e excesso de alimentos devem ser evitados. Prefira legumes e verduras cozidos no vapor e use bastante ervas aromáticas, pois ajudam na digestão.

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975