Introdução ao Ayurveda


O Sistema Ayurvêdico de Saúde é um dos mais antigos e dos mais completos métodos de cura e prevenção da saúde. Ele aborda os aspectos físico, mental e emocional do ser humano e nos ensina como trazer a integridade para todos os níveis da nossa existência. Essa integridade produz saúde física, bem estar, vitalidade, disposição mental, equilíbrio emocional e muitos outros efeitos tão almejados por todos nós. Seus instrumentos para produzir essa harmonia incluem o uso de plantas, alimentação personalizada, cores, sons, utilização de pedras e aromas, massagens e práticas de Yoga.

Os antigos sábios da Índia compreenderam que as mesmas leis e energias que atuam no universo, agem também sobre os seres humanos. O homem é uma réplica, em miniatura, do universo que o cerca. Assim, aqueles sábios se tornaram conhecedores das propriedades dos cinco elementos que atuam na natureza - terra, água, fogo, ar e espaço - e determinaram a relação deles com o ser humano. Esses elementos se combinam entre si para formar tudo o que existe: homens, animais, plantas etc. De acordo com a predominância de cada elemento, teremos os três biotipos ou constituições básicas:

  • Vata: possui a dinâmica dos elementos Ar e Espaço. Essa constituição é leve, seca e fria.
  • Pitta: é composto por Fogo e Água. Suas características são: quente, oleoso e luminoso.
  • Kapha: é a mistura de Água e Terra. Seus atributos são o peso, a umidade e a frieza.

Quando entendemos esses conceitos, torna-se fácil identificar as pessoas com quem convivemos e compreender suas atitudes. Isso melhora nossas relações com elas e somos capazes até de auxiliá-las. Por exemplo, se você convive com alguém de Kapha, não adianta apressá-la para que tome uma decisão importante. Se você pressioná-la, ela se sentirá confusa e ficará magoada. O melhor a fazer é ajudá-la a identificar todas as possibilidades, assim ela se decidirá mais rapidamente. Ou se você mora com alguém de Pitta, que está passando por alguma contrariedade, não lhe cobre nada, pois ele já estará bastante irritado. Se você o provocar, nem que seja só um pouquinho, ele explodirá. Que tal acalmá-lo com uma música apropriada, cores suaves e alimentos crus e adocicados? Isso produzirá nessa pessoa a serenidade que o auxiliará a passar pela crise de maneira mais suave.

Um dos grandes trunfos do Sistema Ayurvêdico de Saúde é que tudo é individualizável e deve respeitar a constituição de cada um. A comida que é saudável para as pessoas de Pitta, pode ser pesada para seus amigos de Vata. Um aroma que diminua a agitação de Vata pode tornar sonolento um Kapha. Assim, conhecer seu biotipo próprio e os fatores que o intensificam ou amenizam pode ser de grande ajuda no dia-a-dia. Poderemos adequar nosso estilo de vida, usando a praticidade e a eficiência desse antigo método para alcançarmos o tão sonhado equilíbrio.

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975