Relaxe na Gestação


A gestação é um momento muito especial onde precisamos pensar em nós mesmas e no bebê. Cuidar do nosso corpo e mente é essencial para transmitir ao bebê, uma sensação de serenidade e equilíbrio. O relaxamento ou Yoga Nidra é uma das técnicas mais importantes de que o Yoga dispõe para auxiliar a gestante. Veja aqui, como fazer um relaxamento simples, mas muito eficaz.

Yoga Nidra para Gestantes

Deite-se sobre seu lado esquerdo, coloque um travesseiro sob sua cabeça e algumas almofadas para apoiar a perna direita flexionada. Perceba o peso do seu corpo totalmente sustentado pela cama ou chão. Assim como seu bebê está sendo protegido, nutrido e acolhido por você, sinta que você está no colo da Terra, uma mãe amorosa, protetora, que nutre e acolhe. Então, esse sentimento faz com que seu corpo amoleça e você repete mentalmente por três vezes: “minha criança e eu estamos plenamente saudáveis e felizes”.

Em seguida, imagine todo o lado direito do seu corpo sendo envolvido por uma luminosidade rosa. Depois, todo o lado esquerdo. Toda a parte de trás: calcanhares, parte de trás das pernas, glúteos, costas, a coluna e nuca. Toda a parte da frente: rosto, garganta, peito, abdômen, pelve e períneo. Finalmente todas as partes unidas, imagine essa luz rosa banhando todo o corpo por três vezes.

Agora observe a sua respiração. Não faça nenhum esforço para respirar. Apenas sinta que a própria vida está respirando por você e conte 27 respirações em ordem decrescente. Quando a inspiração acontece, o ventre, naturalmente, se expande e você diz mentalmente “27”, quando a exalação acontece, o ventre, naturalmente, se recolhe e você repete “27”. Continue contando dessa forma até chegar ao 1.

Repita, mentalmente, a frase: “minha criança e eu estamos plenamente saudáveis e felizes” por três vezes. Movimente devagar os dedos das mãos, os dedos dos pés e prepare-se para sentar-se. Permaneça sentada por alguns minutos antes de levantar-se totalmente.

A Yoga Nidra é uma técnica importante durante a gestação pois ajuda a futura mamãe a se preparar internamente para o parto. Após o parto, esse relaxamento vai ser fundamental para ajudá-la a manter o equilíbrio e a serenidade, trazendo-lhe muita energia para a fase inicial de adaptação. Assim, recomece a praticar o Yoga tão logo o seu médico a libere.

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