Yoga para Gestantes


A gestação é excelente época para o autoconhecimento e a compreensão das leis que regem todos os fenômenos da natureza.

Nesse período em que tantas transformações, físicas, emocionais e mentais acontecem, muitas ferramentas normalmente utilizadas na prática do Yoga podem trazer auxílio a alguns desconfortos da gravidez, trazer equilíbrio entre serenidade e força, preparar para o parto e para o convívio com o bebê.

 

 

Benefícios

  • Alivia dores nas costas e articulações;
  • Combate edemas nas pernas;
  • Fortalece a musculatura pélvica;
  • Facilita a recuperação pós-parto;
  • Ajuda a compreender e aceitar as transformações do organismo durante a gestação;
  • Favorece a comunicação entre a mãe e o bebê;
  • Prepara para um parto mais tranqüilo.

Veja o artigo Relaxe na Gestação, no menu artigos.

 

Informações

Trabalhamos com aulas individuais, pois cada gestante está numa fase gestacional e receberá os movimentos mais indicados para essa fase. O acompanhamento individualizado potencializa os benefícios da prática.

 

* Dias e Horários: podem ser combinados diretamente com a instrutora.

 

*Programa: Nosso programa para gestantes inclui uma aula semanal com a instrutora mais o plano de aula que ela irá lhe dar juntamente com as instruções necessárias.  Você deve praticar esse plano pelo menos mais uma vez na semana, embora recomendamos fazê-lo todos os dias, para obter o máximo de benefícios.  Assim, sua prática mínima será de um dia com a instrutora e pelo menos mais um dia com o plano de aula.

Ministrante: Marilene Cardeal

Perguntas e Respostas

Em que fase da gestação posso fazer Yoga?

Desde o início, se a aula for específica para gestantes. Quanto mais cedo você começar maiores os benefícios para o bebê que será privilegiado pelo estado emocional mais sereno que a prática proporciona à mãe.

Até quando posso praticar?

Até o final da gestação, desde que não exista nenhuma contra indicação do seu médico.

Preciso de autorização médica?

É bom que o médico seja informado. Diga-lhe que você fará uma prática segura, específica para a gestação e adaptada às suas necessidades.

Como são as aulas?

Trabalharemos com algumas ferramentas do Yoga, como:

  • Mantras (vocalização de sons) que ajudam a harmonizar emoções, trazem confiança e sentimento amoroso, criando uma atmosfera de paz e serenidade.
  • Pranayamas – exercícios respiratórios através dos quais movimentamos a energia vital (Prana) ativando sua distribuição e consequentemente melhorando a disposição física, a clareza e a estabilidade da mente.
  • Ásanas – posições psicofísicas adaptadas à fase gestacional. Assim, do início da gestação ao final do primeiro trimestre esse trabalho deve ser muito suave, incluindo alongamentos leves e trabalho com articulações para remover acúmulos de tensões. A partir do segundo trimestre é necessário o fortalecimento da musculatura de todo o corpo, ajudando-o a adaptar-se à mudança de peso, mantendo a coluna saudável e colaborando para a recuperação pós parto.
  • Yoga Nidra – Relaxamento profundo que oferece os benefícios de um sono reparador em curto espaço de tempo. Além de reeducar nosso sono, esta técnica harmoniza todo o complexo corpo-mente. O exercício conduz a um estado de consciência entre o sono e a vigília – relaxado, mas desperto. Esse estado é como terra fértil, onde qualquer semente que for plantada florescerá. As imagens que visualizamos ativam o cérebro, expandem a criatividade e deixam uma profunda sensação de serenidade. Ajudam a gestante a entrar em contato com sua natureza profunda, materna, adquirindo confiança no processo de gestação, parto e educação do bebê.

As aulas são individuais ou em grupo?

Individuais, pois cada gestante está numa fase gestacional e receberá os movimentos mais indicados para essa fase.  O acompanhamento individualizado potencializa os benefícios da prática.

E depois da gestação?

Após o parto, o corpo precisa retornar ao normal e a nova mãe precisará de bastante energia e serenidade para cuidar do bebê.  A prática regular do Yoga é uma ferramenta impressionante para ajudar o corpo a se recuperar, fazendo com que o útero volte ao seu tamanho normal e os órgãos abdominais assumam seus lugares habituais.  As respirações e relaxamentos do Yoga trazem uma energia extra e ajudam a manter o equilíbrio físico e emocinal, tão necessários para a mãe e para o bebê.  Então, retorne para a prática, tão logo seu médico a libere.  Veja nossos horários aqui.

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