Aruna Yoga: seu corpo e a sua mente em forma!


AULAS   -  HORÁRIOS E VALORES

Vinyása Yoga

Uma modalidade dinâmica que alia movimento, respiração, relax e meditação.

Mais Info...

Yoga Tradicional

O Hatha Yoga em um estilo mais suave, ideal para reduzir as tensões, aprimorar a respiração e o relaxamento.

Mais Info...

Yoga para Gestantes

Uma prática para ajudar as futuras mamães durante o período da gestação. Prepara para o parto e para o convívio com o bebê.

Mais Info...

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS (CLIQUE PARA MAIS EVENTOS)



A importância do Havan, o ritual do fogo


O Havan é o ritual onde consagramos algo ao fogo. O fogo é um agente muito poderoso de transformação. Qualquer coisa que você coloque no fogo sofrerá uma transformação. Você não poderá reconhecê-la depois de ter sido colocada no fogo, pois se transforma totalmente. Então, de uma maneira simbólica, ao consagrar algo ao fogo você está potencializando seu próprio poder transformador. Você oferece sua negatividade, sua positividade, seus pensamentos, suas emoções, duas dificuldades... O que quer que se ofereça ao fogo será transformado. E o fogo também purifica. O que quer você coloque no fogo também será purificado. Não permanecerá na forma grosseira. Tornar-se à sutil. Se você quer ter experiências superiores você precisa desenvolver a mente sutil. Você deve ser capaz de perceber a sutileza da existência.

Qualquer coisa que você ofereça ao fogo se sutilizará e se elevará na forma de fumaça, movendo-se para cima. Isso também é um símbolo que conecta você com as regiões superiores. No Yoga falamos dos sete lokhas. Na meditação você deve transcender todos esses lokhas para alcançar o plano mais alto: Ananda Lokha. O plano da bem aventurança. Esse plano não existe num lugar lá em cima. Está ao seu redor, aqui e agora. Mas você não experimenta esse plano sutil porque sua mente está presa nos planos grosseiros, em Bhur Lokha, a dimensão grosseira. Através da meditação você refina sua mente para ir do plano grosseiro para o sutil, o causal – Ananda Lokha. O Havan, a fumaça e a transformação são símbolos dessa experiência. Pois cada experiência mental, cada experiência emocional, cada experiência psíquica, cada experiência espiritual deve ser simbolizada na forma grosseira, também. A experiência grosseira não pode ser descartada. Ela é muito importante, pois é a partir desse meio que você viaja adiante. A jornada se inicia a partir desse ponto. Se você vai viajar para a Índia a partir de Bogotá, o que é mais importante? A Índia, Bogotá ou ambas? É por isso que cada nível de transcendência, cada nível sutil, cada nível de experiência psíquica precisa ser representado na forma grosseira. E essa é a importância do Havan.

No processo de mover-se para o seu interior, esse ritual é um meio muito eficiente. Mesmo se o tomarmos em termos de ecologia, o Havan é muito importante, pois purifica o ambiente, purifica sua mente, purifica as emoções. Nós pensamos em ecologia apenas em termos de poluição do ar e da água. Mas e a poluição dos pensamentos?.....Esta semana fomos a Montserrat, em Bogotá. E, enquanto estávamos em pé, no topo do monte, pudemos realmente ver a poluição de sons, a poluição de pensamentos se avolumando, vindo de baixo para cima. Era tão densa que se podia experimentar. Quando se está na cidade não nos damos conta dessa poluição, pois estamos imersos nela. Mas quando vamos ao alto do monte percebemos a quantidade de som a que estamos expostos todo o tempo. E seus órgãos são afetados por eles. Da mesma maneira, acontece com os pensamentos que pensamos. Nós estamos sempre pensando, cada pessoa está pensando. Para onde esses pensamentos vão? Eles não permanecem dentro de você. Você os está projetando, pois pensamento é energia. Os pensamentos estão se movendo para fora. E eles se chocam uns com os outros. Os seus pensamentos se chocam com os das pessoas à sua volta. Você pode imaginar milhares de milhões de pensamentos projetando-se, movendo-se, colidindo uns com os outros, rebatendo-se e, provavelmente, retornando para você?

Mas onde isso acontece? Acontece no espaço, no akasha, no éter. Você deve ter ouvido falar do registro akáshico. Cada som emitido por você está guardado no registro akáshico. Se você desenvolver a percepção sutil você poderá ouvir esses registros. Dessa maneira, quando se faz o Havan e canta-se os mantras, você está criando um antídoto contra essa poluição. De uma maneira pequena, mas muito efetiva. Houve um período, nos tempos vêdicos, onde todos faziam o Havan em suas casas. Nós o fizemos em grandes proporções, mas você pode fazê-lo em sua própria casa, em pequena escala. No período védico se via fumaça saindo de todas as casa e se sabia que estavam fazendo o Havan, durante 15 ou 20 minutos.

Quando se faz o Havan, todo o campo de energia ao seu redor se transforma e tudo se torna mais positivo, mais puro. Você começa a se sentir mais saudável e forte, no corpo e na mente. Você não é uma entidade individual, flutuando no espaço. O seu corpo está em contato direto com o corpo universal. Sua mente está em interação com a mente universal. Quando o espaço e o ambiente estão poluídos você naturalmente será afetado por isso. Ter uma casa bonita, agradável não significa que você não será afetado pelo meio ambiente. Você será afetado pela poluição do ambiente. Dessa forma, ao fazer o Havan, você estará criando um antídoto para a poluição mental, que trará boa saúde e uma boa mente para cada indivíduo. Você estará purificando seu corpo e mente e ajudando a purificar o corpo e a mente universal. Cantar os mantras e fazer oferendas ao fogo é um ritual que pode trazer paz, abundância e prosperidade.

Existem muitos tipos de Havan e você pode até mesmo fazê-lo em sua casa, uma vez por dia ou uma vez por semana. O ritual do fogo é comum a todas as tradições, a todas as tribos, especialmente nos tempos ancestrais, quando as pessoas viviam uma vida natural, próxima da natureza. Reviver esse ritual é muito importante para conter e criar um antídoto para a poluição que está aumentando dia a dia. Porque a natureza responde a esse ritual. Não estou me referindo a natureza das árvores e rios. Estou falando sobre a Natureza Cósmica. A Natureza Cósmica responde a esse ritual. Muitas vezes percebemos que o clima e as estações demoram a chegar. Se as chuvas não chegam, as plantações não crescerão e a vida será afetada. Mas quando fazemos esse ritual, as estações se reequilibram. A Natureza fica feliz. Na Índia se faz muitos tipos de Havan para chover ou para diferentes propósitos e a Natureza responde. Você pode ver os efeitos disso. Então, o Havan é um elemento muito importante em nossa vida e quando você participar de um desses rituais, se dará conta de sua importância.

Swami Satyasangananda Saraswati (maio de 2012 - Colômbia)

No Aruna, fazemos o Havan todo primeiro sábado de cada mês, ao meio-dia.


 

 

    ARTIGOS RECENTES 

Yoga - São Paulo

Assine nossa Newsletter

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975